Secretário de Meio Ambiente

Rosí Joaquim de Souza

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h ás 14h.

Finalidade e Competências

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia previamente a construção, a instalação, a ampliação e o funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. (Resolução CONAMA nº 237/1997).

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

A fiscalização ambiental consiste no desenvolvimento de ações administrativas que visam impedir o estabelecimento e a continuidade de atividades lesiva ao meio ambiente. Além disso, objetiva exercer o controle e a fiscalização das atividades e empreendimentos cuja atribuição para licenciar e/ou autorizar seja de competência municipal.

MONITORAMENTO E CONTROLE AMBIENTAL

O monitoramento ambiental corresponde ao processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento das variáveis socioambientais, tendo por finalidade a identificação e a avaliação das condições dos recursos naturais. Este componente do SISMUMA fornece informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental do município, auxiliando no planejamento para uma efetiva gestão ambiental municipal.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental está fundamentada através do envolvimento da sociedade, possibilitando o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva da população, visando a ampliação de sua consciência e participação ativa na tomada de decisão e na gestão ambiental.

SERVIDORES COMISSIONADOS

Auxiliar de Serviços Gerais

EMAILsemma.samavi@gmail.com

ENDEREÇORua Rio Guará, n° 41, Bairro Vila Formosa, Santa Maria da Vitória - BA

TELEFONESegunda a sexta-feira, das 08h ás 14h.

Fale com a Secretaria